PREGADOR WALLAS SARAIVA

BLOG OFICIAL DO PRESBÍTERO WALLAS SARAIVA. PREGADOR,ESCRITOR, ENSINADOR CRISTÃO E ENFERMEIRO.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sermão do Monte - Partes 8 a 12 (Por Wallas Saraiva - jonwallas@hotmail.com)

Parte 8 - A vingança (Mt 5. 38-42)

Vingar-se de alguém por qualquer motivo é pecado. A Lei, quando fala sobre a retaliação é no sentido de proteger o infractor de uma pena mais severa do que o crime ou acidente cometido. Jesus nos mostra que vencer o mal através do bem a aquele que nos insulta ou nos prejudica é a melhor maneira de retribuição. A vingança pertence a Deus.

Parte 9 - O amor ao próximo e pelos inimigos (Mt 5.43-48)

Esse ódio proferido pelos fariseus não é encontrado em Lv. 19.18. É uma adição deles. Jesus mostra claramente que o amor deve se estender à todos, independente se nos amam ou odeiam. Eis ai a diferença entre o crente e o ímpio, o amor sem interesse, o amor não fingido. É para isso que estamos na Terra - para declararmos o amor de Jesus Cristo à todos, não apenas através de palavras, mas também em acção.

Parte 10 - A ajuda aos necessitados ( Mt. 6. 1-4)

Muitos fazem boas obras assistenciais (como donativos para instituições, ajuda aos desabrigados, órfãos) para receberem reconhecimento, glória dos homens e autoridades, méritos humanos. É prêmio Nobel pra cá, prêmio UNICEF pra lá, tudo em nome de reconhecimento humano. Jesus não é contra a ajuda, pelo contrário, nos estimula a ajudar nosso próximo em tudo o que esse necessitar, mas é contra a utilização dessa OBRIGAÇÃO cristã como forma de promover a auto glorificação do homem por seus atos de benevolência ao seu próximo. Quando ajudarmos alguém, esqueçamos de buscar recompensas terrestres. Que ajudemos por amor à Deus e a nossos semelhantes, no entanto, sem intenção de buscar-se méritos pessoais e reconhecimento humano.

Parte 11 - A oração ( Mt. 5.5-15)

OH DEUS ETERNO, TU ÉS O GRANDIOSO, EXCELSO...coloquei essa letras garrafais representando gritos literais, por que é assim que muitos oram. Jesus não censurou a oração pública que fazemos em nossos cultos, mas aqueles que oram para atrair a atenção dos outros. Com o Pai-Nosso, Jesus nos mostra que a principal meta da oração é a busca pela glorificação do Senhor em todas as áreas de nossa vida. Para isso, basta orarmos apenas ao pai, em nome de Jesus Cristo, que nos dá esse direito por sua obra de salvação. Pode ser uma oração sem palavras, em voz sussurrante, e até mesmo em grito. Depende da fé que Deus concede a cada um de nós. Porém, ao orarmos, devemos sempre perdoar nossos inimigos, bem como se despir de nossa altivez, humilhando-se a Deus e reconhecendo sua Soberania sobre todo o Universo, obra de suas mãos.

Parte 12 - O jejum (Mt 5. 16 - 18)

O jejum não é uma forma de mostrar aos homens nossa piedade. O jejum é um propósito com Deus, não com os homens. Portanto, jejuar para demonstrar piedade, é sacrifício de tolos. Jejuemos, no entanto, com a intenção de purificar nossa vida espiritual, e assim alcançarmos nossos objetivos para com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário