PREGADOR WALLAS SARAIVA

BLOG OFICIAL DO PRESBÍTERO WALLAS SARAIVA. PREGADOR,ESCRITOR, ENSINADOR CRISTÃO E ENFERMEIRO.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

POBRES DE ESPÍRITO - Por Pregador Wallas Saraiva


Evangelho segundo S.Mateus 5.9:" Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos céus"

O que Jesus quer nos ensinar, como ensinou seus discípulos neste sermão , feito no monte? A primeira das muitas bem-aventuranças é destinada aos pobres de espírito. Observando bem, vejamos alguns aspectos comuns aos pobres: 
1. são dependentes de outros (seja familiar, amigo, político, religiosos) - como pobres de espírito, dependemos em primeiro lugar do Senhor Jesus, pois se acharmos que nossas economias e habilidades é que nos trazem vitórias espirituais e temporais, estaremos fora do objetivo cristão, que é glorificar ao Senhor deus em tudo, bem como a seu Filho Jesus (SOLI DEO GLORIA, SOLO CHRISTUS). Temos por exemplo um mendigo no sentido literal, andarilho, morador de rua. Ele pode ser advogado, médico ou doutor em qualquer ciencia humana, da saúde  ou exata, pode ter todos os diplomas acadêmicos do mundo, mas, se depender de si mesmo, continuará mendigo, seja com diplomas ou não. Assim é o crente em Jesus. pode ser teólogo, muito ''espiritual'', eloqüente, carismático, mas se o orgulho, a soberba e a altivez, bem como se considerar acima dos demais irmãos em Cristo, invadir seu coração, achando-se rico e abastado, corre o risco de ficar cego, miserável e nu espiritualmente (Ap 3.17). Dependemos de Jesus para tudo, dependemos da orientação do Espírito Santo em nossas vidas. Sem Ele, Jesus, nada podemos fazer (Jo 15.5).
2. o pobre sempre pede algo emprestado, pois sua renda não é suficiente (não quero aqui generalizar, porém exemplificar, já que hoje ser pobre não é sinônimo de ser miserável). Mas, será que você nunca ficou apertado num mês e pediu um empréstimo, ou mesmo teve de atrasar o pagamento de alguma prestação ou serviço que você recebe? Pois bem. Sempre precisaremos de comprar azeite (entende-se azeite como vigilãncia, preparo, estar apercebido, devendo estar sempre em oração, santificação, consagração á Deus) para estarmos acesos para a chegada do Mestre Senhor Jesus (Mt 25.9). A moeda é a oração na comunhão com Deus. Deus sempre estará pronto a nos dar aquilo que pedimos, se estivermos na sua vontade, obedecendo seus preceitos. Cuidado! Se pedirmos algo prejudicial, quando rebeldes para com Deus, mesmo Ele sabendo que isso nos trará problemas, Ele pode permitir, no entanto, para nos corrigir, para nos ensinar a ser realmente dependentes d'Ele, a ser de fato ''pobre de espírito''. Tomo como exemplo o que se segue: Israel vivia um governo teocrático certa feita, ou seja, Deus era o governante, representado pelo sumo-sacerdote, profetas e juízes. Porém, as nações vizinhas à Israel tinham seus próprios reis. Israel, querendo imitar as ímpias e pagãs nações, pediu um rei, já que os filhos de Samuel estavam vivendo em pecado (1 Sm 8.1-3). Devido a isso, o povo pediu um rei. Foi um dos piores pedidos já feitos, pois, fazendo assim, Israel dizia em alto som: queremos governar a nossa maneira, Deus que fique satisfeito. Eles negaram o governo de Deus, rejeitaram - no. Os resultados: guerras, destruição, impostos e altas taxas tributárias, cativeiros, prostituições, rebeldia espiritual, idolatria e outras maldições (1 Sm 8.7,8,9.)Quando pensamos que podemos   de nós mesmos, realizar algo, quando pensamos ser auto-suficientes nos projetos de nossa vida, principalmente espiritual, negligenciando assim a nossa dependência de Deus, mesmo pensando estar rico, podemos ficar miseráveis, se é que já não somos ao negar a dependência de Deus para nossas vidas. Que possamos ser pobres de espírito, pois ''deles é o Reino dos Céus", o Reino mais poderoso, mais lindo, a maior potência do universo, seja em estratégia militar, seja na justiça, na distribuição justa, seja na igualdade entre os servos. Esse Reino Eterno, do qual fazemos parte, comprados pelo sangue de Jesus, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Reino do qual somos reis e sacerdotes. (Ap.1.5,6)
Sejamos, portanto, sempre servos, e jamais senhores, sabedores que o reino do qual somos participantes não é deste mundo, mas na Eternidade com Deus.  Que venhamos a ser dependentes do Espírito Santo em todos os momentos, em nome de Jesus. Deixemos Jesus ser de fato nosso Senhor, Rei e Salvador, e jamais confiemos em nossos méritos e habilidades, mas sim no poder de Deus em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário