PREGADOR WALLAS SARAIVA

BLOG OFICIAL DO PRESBÍTERO WALLAS SARAIVA. PREGADOR,ESCRITOR, ENSINADOR CRISTÃO E ENFERMEIRO.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sedentarismo entre pastores e obreiros - um risco para a saúde



Vivemos em uma fase da sociedade mundial onde comemos muito, mas de fato, pouco, já que consumimos grandes quantidades de alimento, ricos em calorias, mas pobres em nutrientes. A correria do dia a dia nos impulsiona a cuidar cada vez menos de nosso corpo físico. Muitas teorias surgem, sendo algumas místicas. Determinadas denominações proíbem até mesmo seus membros fazerem qualquer atividade física, como se cuidasse do corpo para ter saúde fosse pecado. Daí, em decorrência do sedentarismo, muitos pastores, ministros e mesmo membros estão adoecendo cedo, tendo doenças crônico-degenerativas, como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares, sendo estas uma das principais causa-morte em nosso país, sendo reponsáveis pela morte de milhares por ano segundo o SUS.

Fora isso, alguns desprezam os cuidados medicinais, como se Deus não desse o dom para médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas para cuidar do ser humano. Infelizmente, por muitos ministros erroneamente ensinarem contra a realização de atividades físicas e cuidados com o corpo, alimentação e saúde, pastores e ministros estão adoecendo, ficando inválidos por doenças que, se houvessem dado mais ênfase a cuidar da saúde, poderiam ser evitadas. Vemos pastores infartando, tendo AVE, obesidade, hipertensão, diabetes, e pior, mesmo os medicamentos para hipertensão e diabetes sendo distribuídos pelo Ministério da Saúde, alguns, por mero zelo religioso, não fazem o tratamento adequado, colocando-se na mira das complicações á seu estado de saúde, a saber: cegueira, falência dos rins, problemas cardíacos, respiratórios e mesmo sujeitos a futuras amputações por complicações maiores.

No entanto, há pastores e obreiros cientes do compromisso de cuidar de sua saúde também. Conheço pastores de minha cidade que correm todos os dias, caminham, bem como se exercitam e até praticam esportes, sendo que um deles se sagrou campeão mundial de jiu-jitsu. Também conheço irmãos que se exercitam todos os dias, fazem caminhadas e cuidam da alimentação, além de irem ao médico periodicamente. É importante cuidar da saúde. Saúde é dom de Deus, e , desta forma , temos de cuidar desta. Não adianta espiritualizar demais as coisas, e esquecermos de cuidar de nossa saúde.

Dicas para uma saúde melhor

Dormir um período de 8 a 10 horas

Caminhar pelo menos 30 minutos por dia

Exercitar-se fisicamente (é bom consultar o médico para se saber qual o tipo de exercício físico adequado para cada um)

Alimentar-se bem (não é comer demais, mas optar por alimentos saudáveis, como legumes, verduras, cereais e carne branca ou vermelha [magra], evitar frituras, açúcares e doces, bem como alimentos de origem industrial)

Praticar atividades que tragam bem-estar (caminhar em lugares com a natureza em volta, passeios com a família, livros, diálogo com amigos e conselheiros)

Evitar o estresse, bem como atividades que levem a esta situação

Qualquer mau-estar , procure um serviço de saúde.

Lembrando sempre: prevenir é o melhor remédio.

Que Deus vos abençoe, em nome de Jesus.

Wallas Saraiva é acadêmico do 8º. Período de Enfermagem, da Universidade Severino Sombra

Um comentário:

  1. glorifico a Deus que agora, 4 anos depois, inicio literalmente esse projeto...peço oração a todos!

    ResponderExcluir